Interface para pedidos de compra

Bausch+Lomb
Mapeamento dos fluxos de operação do sistema
Estudos iniciais em wireframes
Tela de acompanhamento dos pedidos
Reunião com a equipe envolvida no projeto

Novo paradigma para sistema de pedido de compra

Cenário

A unidade Health da B+L da América Latina vinha utilizando um sistema de pedido comercial que foi desenvolvido há alguns anos e não estava mais atendendo as novas necessidades da empresa. Iriam fazer uma atualização tecnológica e chamaram a Hypervisual para projetar a nova interface.

Processo

O processo levou cerca de 7 meses de duração. Criou-se um comitê de trabalho integrando profissionais-chave da B+L, Hypervisual e empresa desenvolvedora do novo sistema. O objetivo era partir das necessidades dos usuários para construir a nova versão da ferramenta, levando em consideração requisitos técnicos característicos de uma transformação de legado.
A primeira etapa foi um trabalho aprofundado de pesquisa com os usuários. Foram realizados focus group para um melhor entendimento dos gargalos e necessidades. De posse destas informações, e também com uma pesquisa de benchmarks, fez-se um levantamento de requisitos de interface que foi definido como escopo do projeto.

As etapas posteriores foram de geração de wireframes conceituais, criação de mockups e protótipos. As sprints eram colaborativas, com grande engajamento das equipes do cliente, envolvendo não só a área técnica, mas também comercial, negócios e marketing, o que oportunizou grande agilidade na construção. O projeto da nova interface foi documentado em um styleguide contendo layouts, componentes e bibliotecas de elementos para facilitar a implementação e manter a consistência.

Resultado

Com esse trabalho foi possível realizar uma transformação do front-end do legado em um curto espaço de tempo. A equipe de desenvolvimento trabalhou exclusivamente na camada de front, com requisitos bem definidos e baseados em um projeto já validado pelos usuários, sem desvios de foco, minimizando possíveis retrabalhos. Segundo Tiago Lacerda, Consultor Sênior em UX e Diretor da Hypervisual, “a aplicação foi completamente modernizada, tanto no aspecto gráfico quanto na usabilidade, tornando-a muito mais intuitiva e fácil de ser operada. A abordagem técnica foi substituída por um modelo mais amigável, dando agilidade na gestão e montagem dos pedidos.”

Projetos em destaque

THYSSENKRUPP

Gestão de elevadores

3ia / Banrisul

Vero Mobile

Angeloni

PDVs para supermercado e farmácia