Sistema Integrado do MPRS

MPRS
Interface antes da intervenção da Hypervisual
Nova tela inicial do sistema, apresentando informações relevantes ao usuário
As tarefas do usuário são apresentadas por ordem de prioridade
Pré-visualização dos documentos gerados no sistema
Cartaz produzido no processo de Gestão da Mudança
MP-PE adota sistema SIM do MPRS
Ministério Público do RS

Sistema reduz tramitações em 57%

Cenário

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) possui unidades em diversos municípios do estado. Conta com uma estrutura robusta, integrando perfis de usuários diversos: são promotores e servidores de vários setores, com múltiplas atribuições.

Em um processo que envolveu toda a instituição, foi iniciada uma transformação digital que mobilizou diversas frentes, entre elas, o principal sistema de atendimento ao cidadão. Para projetar a nova interface, o MPRS contou com o trabalho da Hypervisual.

Processo

O MPRS trabalhava com um sistema legado, com interface cadastral de alta complexidade, que exigia uma longa curva de aprendizado por parte dos usuários e também gerava gargalos no atendimento ao cidadão. A instituição realizou um extenso trabalho de mapeamento de processos internos, ponto de partida para o projeto da nova ferramenta.

Para tratar a complexidade do desafio dessa transformação iniciada pelo MPRS, foi necessário um processo aprofundado de consultoria. Em um formato de atendimento híbrido, presencial e remoto, a equipe da Hypervisual passou a compor o time da instituição a fim de delinear um sistema que permitisse uma nova forma de trabalhar, muito mais ágil, eficaz e gratificante aos usuários. A interface do sistema do MPRS evoluiu de um paradigma de modelo cadastral para um modelo de workflow.

Durante o processo de trabalho, a Hypervisual lançou mãos de metodologias próprias para estruturação da nova experiência aliada à produtividade e linearidade do desenvolvimento baseado em parametrizações e componentizações. Para a implementação e consolidação da transformação, a Hypervisual atuou também em capacitação da equipe. Em paralelo, foi realizado um trabalho de Gestão da Mudança para que a nova versão fosse bem acolhida e conquistasse rapidamente a adesão entre toda a comunidade do MPRS. Esse processo incluiu a realização de um concurso interno para a criação do nome da nova ferramenta: SIM (Sistema Integrado do MPRS).

Resultado

O resultado do trabalho realizado pela Hypervisual proporcionou uma significativa redução no tempo de treinamento e suporte a novos usuários e muito mais agilidade e transparência no atendimento ao cidadão. O prazo de tramitações de inquéritos civis foi reduzido em cerca de 57%. Trata-se de um case inédito na área de gestão pública e está sendo adotado por MPs de outros estados nacionais.

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