PDV com mais produtividade

PANVEL
Interface do PDV antes da intervenção da Hypervisual
Nova tela de venda
Nova tela de pagamento
Capacitação para a equipe técnica em como aplicar princípios de UX/UI em desenvolvimento de front-end.
Antes de entrar em produção, foi gerado um protótipo funcional e realizado um conjunto de testes com Focus Group para identificação do que ainda precisaria ser aprimorado na experiência. 
Panvel

PDV com produtividade

Cenário

A rede de farmácias Panvel integra o Grupo Dimed, que possui mais de 50 anos de atuação em 3 áreas de negócios: varejo, distribuição e indústria. A Panvel conta com mais de 450 lojas distribuídas pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Atende também o país inteiro através da sua loja virtual e aplicativos.

Os Pontos de Venda (PDV) das lojas físicas adotavam um sistema de pagamentos legado, com interface complexa e restrições técnicas. Em uma iniciativa de transformação, a Panvel decidiu refazer o sistema de frente de caixa e chamou a Hypervisual para contribuir no projeto de interface de usuário.

Processo

O projeto levou cerca de um ano de duração. Durante o processo, a Hypervisual integrou de forma híbrida, presencial e remotamente, o time de tecnologia da Panvel. Houve um engajamento também das áreas de RH e comercial para integração entre todos os envolvidos nas melhorias.

O ponto de partida foi uma análise heurística aprofundada do sistema legado, detectando os principais gargalos gerados pela interface antiga, e também visitas a algumas lojas para conversar com os usuários. Para o novo projeto, foram feitos estudos em wireframes e mockups. Os desafios da interface eram complexos, foram tratados aspectos como meios compostos de pagamento, visualização simplificada das integrações com estoques diversos, apresentação dinâmica de produtos em ofertas, entre tantos outros.

Antes de entrar em produção, foi gerado um protótipo funcional e realizado um conjunto de testes com Focus Group para identificação do que ainda precisaria ser aprimorado na experiência. A Hypervisual também realizou uma rodada de capacitação para a equipe técnica do cliente com ênfase em como aplicar princípios de UX/UI em desenvolvimento de front-end.

Por fim, foi gerado um styleguide consolidando todo o projeto de design realizado (documentação de telas, tipologias, componentes e comportamentos) e entregue ao cliente como forma de manter a consistência do novo PDV pela equipe do cliente durante extensões futuras do sistema.

Resultado

O resultado da nova interface foi extremamente gratificante. Foi muito bem acolhida pelos usuários, com retornos tangíveis para o cliente:

  • A interface mais simples e orientativa reduziu significativamente a curva de aprendizado de novos usuários
  • O desenvolvimento da nova versão por parte da equipe de programação ocorreu de forma rápida e linear, com o projeto de design entregue prontos para a produção em sprints periódicos
  • A agilidade no atendimento dos caixas melhorou a experiência dos consumidores da marca

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