South Summit Brazil e um novo olhar sobre Porto Alegre

Quem circulou pelos espaços pôde sentir a energia positiva e fazer várias conexões.


Nos dias 4, 5 e 6 de maio Porto Alegre foi sede de um dos maiores eventos internacionais de inovação e fomento a startups — a South Summit — que teve sua primeira edição no Brasil em solo gaúcho.

Todos os números envolvidos são impressionantes. Destaco aqui apenas alguns deles: público de mais de 20 mil pessoas com participantes de cerca de 50 países, mais de 500 palestrantes sendo 50 deles internacionais, 7.500 representantes de empresas internacionais, mais de 1 mil projetos inscritos para a competição de startups de 76 países diferentes, cerca de 40 mil contatos realizados via aplicativo e mais de 450 investidores incluindo 20 fundos internacionais com uma carteira de investimento que somou mais de R$ 65 bilhões para o estado do Rio Grande do Sul.

Mas o que quero enfatizar não são os números objetivos e sim os demais impactos que a South Summit Brazil trouxe para a nossa cidade. O desafio para que ela acontecesse não foi pequeno. O tempo decorrido entre o fechamento do acordo para trazê-la e a sua realização foi escasso, muito curto para dar conta de todas as providências exigidas por um empreendimento desse porte. Mas, seguindo o espírito das startups que a South Summit fomenta, onde faltaram recursos e prazo, sobrou energia e muita disposição para fazer acontecer. Toda startup começa com um MVP (sigla em inglês para Minimum Viable Product, ou Mínimo Produto Viável) e segue escalando de forma incremental a partir de acertos e erros, corrigindo a rota dinamicamente. Certamente existe uma série de aspectos a serem contornados para as edições futuras. Foram muitos os aprendizados nesses três dias de South Summit Brazil. Mas o consenso que fica é que o saldo foi extremamente positivo.

A escolha do Cais do Porto como local sede provou-se acertada, porém foi necessário um esforço comunitário para deixá-lo em condições. Para tal, tivemos a grata satisfação de presenciar a colaboração entre esfera pública, iniciativa privada, academia e instituições, todas com foco em um objetivo comum. Quem é gaúcho conhece bem a nossa tendência histórica para a polarização; mas o que se viu foi uma inédita convergência, um espírito de colaboração, sinal do início de uma transformação de mindset tão necessária para o futuro da nossa sociedade.

Já durante o evento o que aconteceu foi uma grande celebração. Com ares de festival, diversos segmentos se integraram — tecnologia, sustentabilidade, inovação e criatividade — gerando novas experiências e muitos negócios. Quem circulou pelos espaços pôde sentir a energia positiva e fazer várias conexões. A sensação é que passamos de meros espectadores de um mundo em transformação para sermos protagonistas nesse processo.

Mais do que sediar, Porto Alegre abraçou a South Summit Brazil, e já estamos colhendo os primeiros frutos dessa acolhida. E o melhor dessa história? É que isso não é uma conclusão e sim apenas o início. Que venha a South Summit Brazil 2023!

Nota relevante: Parabenizo a todos os envolvidos que contribuíram de alguma forma para a realização da primeira edição da South Summit Brazil, e em especial a equipe da 4all pelo empenho em nos presentear com esse belo evento, a equipe da Yours Bank pelo merecido prêmio e à Assespro-RS por possibilitar um maior envolvimento através da sua contribuição como Infra Partner.

Saiba mais conhecendo o podcast da diretora da Hypervisual Letícia Polydoro.

Hypervisual Blog

Exercer essa tarefa é difícil e demanda multidisciplinaridade. Menos é mais. Esta sábia frase foi dita em 1919, por Mies van der Rohe, sintetizando a filosofia da renomada escola de design…
Ouça o podcast ‘A Vez da Experiência’.  Quer garantir uma experiência gratificante para seus clientes? Então ouça o nosso podcast com o bate-papo bem bacana que nossa diretora Letícia Polydoro teve…
Muitas soluções digitais estão tendo sucesso na conquista de clientes, mas estão falhando fortemente na entrega. “Torna-te responsável por quem tu cativas.” Essa conhecida citação tirada da bela obra O Pequeno…