Reformulando o ambiente de estudo

Me Salva!
Mockups da plataforma
Relatórios de focus groups
Tela do Styleguide

Reorganização para sustentar rápido crescimento

Cenário

O MeSalva! é uma reconhecida plataforma de ensino preparatório para o ENEM adotada por milhares de estudantes em todo o território nacional. Nasceu como startup em 2012 e, desde então, mais de 20 milhões de pessoas já foram impactadas através de seus canais digitais.

Por conta de seu rápido crescimento, a interface de usuário estava inconsistente, dificultando o processo de escala da ferramenta. Além disso, os profissionais de UX do cliente precisavam dar conta de atender uma alta demanda de tarefas em sua rotina, o que muitas vezes dificultava a construção de uma documentação integrada. Chamaram a Hypervisual para dar apoio nesse processo.

Processo

A primeira fase do projeto foi dedicada à construção da versão de um novo Design System de forma colaborativa com a equipe do cliente, com reuniões remotas semanais de trabalho. A Hypervisual partiu da adoção de um framework existente como base e adaptou os componentes para as necessidades específicas da plataforma. O cliente já possuía um bom volume de informações que serviram de subsídio para o projeto. As entregas eram realizadas em sprints quinzenais, com debates, definições e alinhamentos semanais. Foi gerado um repositório único para documentação da interface, incluindo mockups, componentes e código de front-end.

Em uma segunda fase, foram realizadas dinâmicas de focus group com os usuários da plataforma. Está na essência da cultura do Me Salva! uma preocupação genuína em transmitir conhecimento e dar suporte aos alunos nesse período de vida difícil que é a preparação para o ENEM. Esse espaço de escuta refletiu esse cuidado, quando se ouviu as ansiedades e expectativas de jovens de todo o território nacional a fim de adaptar a experiência da plataforma para atendê-los.

Resultado

O trabalho da Hypervisual ajudou a desafogar a equipe do cliente, absorvendo as demandas de construção e documentação do Design System. Essa nova base permite uma escala mais sustentável para as novas versões do produto. Segundo Leonardo Pechansky, designer responsável pelo projeto, “a linguagem visual da interface passou a refletir o público-alvo diverso e dinâmico do Me Salva!, tendo por trás uma organização sistêmica e coesa, graças a um grande esforço de documentação entre as equipes do cliente e da Hypervisual. Além disso, as principais partes da plataforma foram repensadas e simplificadas para preservar o caráter democrático e acessível do Me Salva!.” Parte desse resultado foi apresentado em vídeo pelo cliente e pode ser conferido no Youtube.

Projetos em destaque

THYSSENKRUPP

Gestão de elevadores

MPRS

Sistema Integrado do MPRS

Garupa

Garupa aplicativo para Motorista